Nível dos Rios Jacuípe e Mundaú sobem e entram em atenção

10 de julho de 2024 às 10:08
Alagoas

Redação

Os rios Jacuípe e Mundaú, localizados em Alagoas, atingiram o nível de atenção "cheia" na manhã desta quarta-feira (10), de acordo com o último boletim hidrológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-AL). A Defesa Civil Estadual está monitorando a situação de perto.

No município de Jacuípe, o rio homônimo chegou à marca de 433 centímetros, mas a tendência é de decréscimo. Já o Rio Mundaú, em União dos Palmares, segue subindo e atingiu 473 centímetros.

"No momento, o nível do Rio Jacuípe está em 441 cm, com a cota de atenção em 420 cm e a de transbordamento em 530 cm. Os rios das principais bacias hidrográficas estão subindo, mas sem risco iminente de inundações, porém com níveis elevados", explicou Douglas Gomes, chefe do setor de desastres naturais da Defesa Civil Estadual.

Em União dos Palmares, o Rio Mundaú ultrapassou a cota de atenção, chegando a 473 cm, enquanto o limite é de 470 cm. "As chuvas devem diminuir de intensidade hoje, mas ainda persistem em volumes menores intercalados com períodos secos. O grande desafio é o solo já encharcado, pois já registramos volumes consideráveis de precipitação", alertou Douglas Gomes.

Por volta das 9h, o chefe da Defesa Civil confirmou que o Rio Mundaú, em Rio Largo, atingiu 687 cm, com a cota de atenção em 725 cm. A expectativa é que o nível continue subindo.

Apesar da diminuição da intensidade das chuvas, a previsão meteorológica indica que a precipitação continuará na região dos rios, ainda que de forma contínua. No estado de Pernambuco, onde se localizam a nascente do Rio Mundaú e a foz do Rio Jacuípe, a previsão também é de chuvas.