JHC inaugura primeira maternidade pública da história de Maceió 

03 de julho de 2024 às 14:59
Maceió

Reprodução

Redação

O prefeito de Maceió, JHC, inaugurou, nesta terça-feira (02), a primeira maternidade pública da história de Maceió - a maternidade do Hospital da Cidade, localizada na Gruta de Lourdes, na parte alta. Durante a entrega da unidade, que já está em funcionamento, JHC destacou a importância do espaço para dar mais segurança às gestantes.

“Maceió não tinha uma maternidade municipal para ter autonomia no que diz respeito aos desafios e às complexidades relacionadas às parturientes. Muito feliz em estar aqui inaugurando essa grande estrutura, dentro do Hospital da Cidade, para que as mulheres e os bebês, tanto de risco habitual quanto de alta complexidade, possam ter todas as ferramentas e aparatos tecnológicos dentro de um espaço seguro e tranquilo em um momento tão importante”, pontuou o gestor.

O espaço conta com 22 leitos de obstetrícia, 10 leitos de UTI Neonatal e nove leitos de observação. As grávidas só podem dar entrada no Hospital de forma regulada, ou seja, encaminhadas por outra unidade de saúde via SUS.

O hospital conta também com uma UTI Pediátrica, que presta atendimento a crianças de 2 meses a 14 anos, 10 leitos inaugurados e uma equipe multidisciplinar que oferece atendimento psicológico, nutricional, fisioterapêutico, odontológico, além do acompanhamento médico especializado.

O Hospital da Cidade (HC) foi uma aquisição histórica e é o primeiro hospital municipal de Maceió. Trata-se  do melhor e mais moderno equipamento de saúde do Nordeste, com capacidade para atender 55 mil pessoas por ano.

O HC tem a primeira UTI Humanizada do estado, que permite que o paciente seja acompanhado por familiares. Até agora, o equipamento já realizou quase 40 mil exames e aproximadamente 500 cirurgias.

Transformação na saúde - Ao longo dos últimos três anos, a gestão do prefeito JHC tem promovido uma verdadeira transformação na saúde municipal. Desde 2021,  39 Unidades de Saúde tiveram suas obras entregues e 15 estão com suas obras em andamento, o que representa um investimento financeiro de quase R$15 milhões em melhorias estruturais. A Prefeitura também investiu R$4 milhões na construção de mais uma Unidade de Pronto Atendimento, a UPA da Santa Lúcia, unidade que beneficia mais de 250 mil pessoas de bairros como Santa Lúcia, Benedito Bentes, Tabuleiro do Martins, entre outras localidades da parte alta da cidade.

A Prefeitura de Maceió está mais perto dos maceioenses através do Saúde da Gente, o maior programa de saúde itinerante do país e que oferece atendimento clínico e especializado às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social nos diversos bairros e comunidades da capital. A iniciativa da Prefeitura de Maceió já realizou mais de 900 mil atendimentos à população, promovendo acesso a consultas e exames, além de atendimento integral e humanizado no território de moradia.

O programa conta com uma única grande estrutura, contemplando as frentes de Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Infantil, a Saúde Animal e Saúde Mental, todas em um só lugar, beneficiando uma localidade por duas semanas.