Alagoas é o segundo estado do Nordeste com mais tremores de terra em 2024

20 de junho de 2024 às 15:34
Alagoas

Foto: Ilustração
 

Redação

Um estudo realizado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) revela que, até o dia 20 de junho de 2024, 100 tremores de terra foram registrados na Região Nordeste. A Bahia lidera o ranking com 56 abalos sísmicos, seguida por Alagoas, que contabiliza 17 tremores.

O Ceará se encontra na terceira posição com 14 registros, enquanto Pernambuco aparece em quarto lugar com 6 tremores de terra registrados entre janeiro e maio deste ano.

De acordo com o coordenador do LabSis, professor Aderson Nascimento, diversas falhas geológicas ativas, denominadas falhas sismogênicas, estão sendo mapeadas em diversos estados nordestinos.

"Os tremores de terra são eventos naturais que representam a forma como a Terra libera o acúmulo de energia", explicou Nascimento em entrevista à imprensa.

O LabSis/UFRN detectou mais dois tremores de terra em Arapiraca, Alagoas, neste mês de junho. O primeiro ocorreu no dia 11, com magnitude 1.7 na Escala Richter, e o segundo no dia 12, ao meio-dia, com magnitude 1.9 na mesma escala.

Feira Grande lidera ranking de municípios com mais tremores em Alagoas

Desde o ano passado, a Tribuna vem acompanhando os estudos do LabSis. Até o mês de maio de 2024, 57 tremores de terra foram registrados no Agreste alagoano.

O município de Feira Grande lidera o ranking com 48 abalos sísmicos, seguido por Craíbas e Arapiraca.