PF realiza operação e vai a casa de pré-candidato a vice-prefeito em União dos Palmares

18 de junho de 2024 às 09:15
Alagoas

Foto: Cortesia

Redação

A Polícia Federal em Alagoas, com o apoio da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social, deflagrou na manhã de hoje (18) a "Operação Geração Espontânea", que visa combater fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na concessão de pensões por morte. Uma das ações da operação incluiu uma visita à residência do vereador Almir Belo, que também é pré-candidato a vice-prefeito na chapa com Júnior Menezes.

A investigação, que começou em meados de 2022, identificou um esquema de fraudes com a colaboração do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP). De acordo com as autoridades, um servidor do INSS teria selecionado cadastros de segurados falecidos para criar pensões fraudulentas. O grupo criminoso recrutava pessoas, geralmente mulheres, para atuarem como mães de crianças fictícias, utilizando registros de nascimento falsificados. Essas crianças eram então inseridas como dependentes dos segurados falecidos, permitindo que a organização recebesse mensalidades e créditos retroativos.

A operação identificou 119 pensões por morte concedidas com indícios de irregularidades, das quais 75 já foram cessadas. O prejuízo estimado é de aproximadamente R$ 12,9 milhões, mas a suspensão dos benefícios pode gerar uma economia de cerca de R$ 10,2 milhões em pagamentos futuros indevidos.