29 cidades alagoanas estão em situação de emergência devido a seca

05 de junho de 2024 às 16:02
ALERTA

Estrela de Alagoas é um dos municípios com vigência mais longa do alerta Foto: reprodução

Por redação

O Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) apontou, em um relatório divulgado nesta semana, que 29 dos 102 municípios alagoanos - ao contrário de várias cidades do estado que vem registrando constantes e fortes chuvas - estão em situação de emergência por causa de uma estiagem prolongada.

De acordo com informações no documento, a situação de emergência foi decretada pela União e apontam diversos municípios do agreste e do sertão alagoano. Estão sob alerta as cidades de: Água Branca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Oliveira, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Indos, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras e Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Traipu.

Além disso, o município de Olho d‘Água do Casado está sob análise pela Defesa Civil Nacional e pode ser adicionado a lista.

Apesar da emergência, as cidades podem receber apoio do Operação carro-pipa, coordenada pelo Exército Brasileiro, para entregar água potável para a população dessas regiões.