Sites do TJ-AL e MP-AL são derrubados por grupo hacker

03 de junho de 2024 às 14:12
Alagoas

Foto: Ilustração

Redação

Na manhã desta segunda-feira (3), os sites do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) e do Ministério Público do estado (MP-AL) ficaram fora do ar por algumas horas após um ataque cibernético realizado por um membro de um grupo hacker autointitulado TEAM R70. O responsável pela ação, que se identifica apenas como "Azael", alega ter realizado o ataque em forma de protesto por uma denúncia feita ao judiciário que, segundo ele, não foi acolhida pelas autoridades.

Em uma nota enviada à imprensa, Azael afirma ter denunciado a atuação de outro grupo criminoso e solicitado a investigação e prisão dos membros. Como forma de pressionar por uma resposta das autoridades, ele decidiu derrubar os sites do TJ-AL e do MP-AL.

O hacker ressalta que o objetivo do ataque não era causar danos irreversíveis, mas sim pressionar por uma atitude das autoridades competentes em relação à sua denúncia. Ele espera que o protesto sirva como um "ponto preambular para uma mudança efetiva e para o deferimento da referida denúncia".

O Ministério Público do Estado de Alagoas informou que a Diretoria de Tecnologia da Informação detectou e bloqueou rapidamente uma tentativa de ataque distribuído de negação de serviço (DDoS) contra o portal institucional. "Em razão dos robustos sistemas de monitoramento e proteção em tempo real que existem no MPAL, foi possível identificar a anomalia de tráfego de rede e, prontamente, de forma eficaz, neutralizar tal a ameaça, garantindo a continuidade e a integridade dos serviços prestados pelo órgão ministerial".