Imprensa nacional especula outro alagoano para presidir a Câmara Federal

23 de maio de 2024 às 08:08
ELEIÇÕES NA CÂMARA

Foto: reprodução

Por redação 

As articulações para a escolha do sucessor de Arthur Lira (Progressistas) na Câmara Federal estão se intensificando, já que o pleito ocorrerá em fevereiro de 2025. Um dos nomes cotados pela imprensa nacional para o cargo é o do alagoano Isnaldo Bulhões Júnior, líder do MDB no parlamento. 

O principal adversário de Isnaldo Bulhões nessa caminhada rumo à presidência da Câmara Federal é Arthur Lira - desafeto político da família Calheiros, grupo político que Isnaldinho faz parte. Lira tem preferência por Elmar Nascimento (União Brasil/BA). 

Além de Isnaldinho e Elmar Nascimento, estão correndo por fora, o pastor Marcos Pereira (Republicanos) e Antonio Brito (PSD). 

Segundo a imprensa nacional, a vantagem de Isnaldinho é que ele pode ser o “candidato anti-Lira”, o que já lhe proporcionaria uma vantagem de cerca de 150 votos. Além disso, o deputado sertanejo ainda conta com a ajuda do senador Renan Calheiros (MDB), que pode articular o apoio direto ou indireto do presidente Lula (PT). 

Vale destacar que Lula optou em não participar dessas discussões envolvendo o sucessor de Lira, pelo menos por enquanto. Durante sua passagem por Alagoas, o presidente da República fez vários gestos de aproximação ao presidente da Câmara Federal.