Rafael Brito ataca educação em Maceió, mas esquece que estado é campeão brasileiro em analfabetismo

21 de maio de 2024 às 09:41
Alagoas

Reprodução

O deputado Rafael Brito (MDB), pré-candidato à Prefeitura de Maceió e ex-secretário de Educação de Alagoas, mais uma vez usou as suas redes sociais para criar uma narrativa que protege seus aliados Renan Filho (MDB) e Paulo Dantas (MDB). 

É que Alagoas, governada pelo partido há 10 anos, tem a pior taxa de analfabetismo do Brasil. No vídeo divulgado por Brito, que não mencionou o ranking do Estado, os ataques são direcionados aos municípios, que são para ele os culpados do número ruim. 

Brito menciona, ainda, o programa Escola 10, que seria um dos responsáveis pela diminuição da evasão escolar em Alagoas.

Mais uma vez, o deputado esquece de mencionar que o Ministério Público Federal pede a cassação dele, de Renan Filho e de Paulo Dantas por usar o programa assistencialista como “instrumento de promoção ilícita” em suas candidaturas nas eleições de 2022. 

O órgão interpreta que o programa, criado menos de um anos antes, teve viés eleitoral. Foram pagos R$ 120 milhões até o pleito. O entendimento do MPF é de que houve “distribuição gratuita de valores”, sem observar o requisito da “vulnerabilidade social” e com aumento de vagas às vésperas da eleição.