Defensoria Pública cobra explicações da Vale Verde sobre deslizamentos de terra em Craíbas

13 de maio de 2024 às 16:00
Meio Ambiente

Vale Verde - Reprodução
 

Redação

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), através da Defensora Pública Bruna Cavalcante Pais, oficiou a Mineradora Vale Verde na semana passada, cobrando informações e providências sobre os deslizamentos de terra registrados por moradores na região da empresa, há cerca de uma semana. As imagens dos deslizamentos causaram grande preocupação na população local, que teme o transbordamento da barragem de rejeitos da mineradora, o que poderia trazer riscos aos moradores e prejudicar o meio ambiente na região do Agreste alagoano.

No ofício encaminhado à Vale Verde, a Defensora Pública solicita à empresa que, no prazo de 72 horas, apresente as seguintes informações:

  • Composição da "montanha": A DPE/AL questiona qual o tipo de material que compõe a "montanha" que aparece nas imagens dos deslizamentos.
  • Riscos à população: A Defensoria Pública indaga se a situação dos deslizamentos representa riscos à segurança da população residente na área de entorno da mineradora.
  • Dano ambiental: A DPE/AL questiona se existe a possibilidade de dano ambiental causado pelo contato do material da "montanha" com as águas da barragem de rejeitos da Vale Verde.
  • Medidas preventivas: A Defensoria Pública solicita à empresa que apresente as medidas que estão sendo tomadas para prevenir novos deslizamentos na área.

Ofício à Defesa Civil

Além do ofício à Vale Verde, a Defensoria Pública também encaminhou um documento à Defesa Civil do Estado de Alagoas. No ofício, a DPE/AL solicita que o órgão realize uma vistoria técnica no local dos deslizamentos, no prazo de 5 dias. O objetivo da vistoria é a elaboração de um laudo técnico que avalie a situação da área e identifique os riscos potenciais para a população e o meio ambiente.