Renan Filho será convocado pela Câmara para prestar esclarecimentos sobre falhas na assistência às vítimas das enchentes no RS

13 de maio de 2024 às 14:40
POLÍTICA

Foto: reprodução

Por redação

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), será convocado pela Câmara Federal para prestar esclarecimentos sobre as falhas do governo federal na assistência às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A informação foi dada pelo líder da oposição na Casa, Filipe Barros (PL-PR), através das redes sociais. 

A Comissão de Segurança da Câmara irá fazer questionamentos a respeito das multas aplicadas por agentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) - órgão subordinado a pasta comandada por Renan Filho - a caminhões com donativos para as vítimas das enchentes. 

"Os eunucos morais estão aparelhando o Estado para impedir a fiscalização das ações e omissões criminosas do governo Lula diante da tragédia do Rio Grande do Sul", disse Filipe Barros, por meio das redes sociais.

A reação do parlamentar surgiu após publicações nas redes sociais denunciarem que veículos com doações aos afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul foram barrados por agentes públicos. A ANTT confirmou que seis veículos de carga com donativos foram parados e autuados durante uma fiscalização no posto de Araranguá, em Santa Catarina, em 6 de maio, mas que foram situações isoladas e que as multas aplicadas nessas ocasiões por excesso de peso serão anuladas. Desde o dia 4 de maio, o trecho recebeu 7.928 veículos, e nenhum ficou retido.