FPI do Rio São Francisco apura contaminação de água de consumo humano por agrotóxico

10 de maio de 2024 às 10:33
Meio Ambiente

Amostras serão analisadas em laboratíorio (Ascom)

Redação com Assessoria

Durante sua passagem pelo agreste alagoano, a Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do Rio São Francisco) coletou 12 amostras de água para saber se há contaminação por agrotóxicos do recurso hídrico destinado ao consumo humano. A coleta ocorreu nos municípios de Arapiraca, Jaramataia e Craíbas.

As três cidades foram escolhidas para testagem por terem em seus territórios áreas de plantação de fumo e outros tipos de cultivos que usam agrotóxicos. “Quem se destaca nesse sentido é Arapiraca, que faz parte dos 13 municípios da Vigilância de População Expostas ao Agrotóxicos do Ministério da Saúde”, explica a coordenação da equipe de Água e Saneamento da FPI.

Durante as visitas aos municípios fiscalizados, a FPI do Rio São Francisco coletou as amostras e as levou para o Laboratório Municipal de Arapiraca. Agora, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen/AL), o material terá como destino a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Na 13º Etapa da FPI do Rio São Francisco, foram retirados de circulação 1.005 litros e 113,8 kg de agrotóxicos irregulares pela equipe de Produtos Perigosos.