Paulo Dantas coloca prima para monitorar influência de Rafael Brito na Seduc
Por Berg Morais
Oito dias após Marcius Beltrão deixar o cargo de secretário estadual da Educação, depois de um duro embate pelo comando da pasta com o ex-secretário e deputado federal Rafael Brito (MDB), o governador Paulo Dantas (MDB) decidiu nomear a prima, Samara Suruagy do Amaral Barros Pacheco para um cargo estratégico na Seduc.
A jovem advogada - que é filha da procuradora-geral do Estado e tia do governador, Samya Suruagy - assumiu a função de secretária executiva de Administração da Seduc. O cargo permite acesso direto a contratos, licitações e demais serviços essenciais que merecem “atenção especial”.
Comenta-se nos bastidores que a movimentação ocorreu para que a influência de Rafael Brito na pasta seja “monitorada”, mesmo a atual secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, sendo uma “pessoa de confiança do governador”.
Fato é que, mais do que sua ligação política, Samara Suruagy tem mostrado que está no cargo por competência técnica. Colegas de trabalho caracterizam a jovem advogada como “competente” e “dedicada”. Ela está no cargo desde outubro de 2023.