Abastecimento de água afetado em bairros de Maceió e parte do Agreste do estado

07 de maio de 2024 às 10:50
Alagoas

Foto: Ilustração

Redação

Na madrugada desta terça-feira (7), por volta das 4 horas, o Centro de Reservação e Distribuição 01 (CRD 01), situado em Arapiraca, foi atingido por uma interrupção no fornecimento de eletricidade. Esta ocorrência vem impactando diretamente o abastecimento de água em oito municípios da região Agreste do estado de Alagoas.

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) prontamente registrou o incidente junto à concessionária de energia elétrica e aguarda a reativação da rede elétrica para retomar as operações no CRD 01. A falta de energia nessa instalação compromete o serviço de distribuição de água para os bairros da parte baixa de Arapiraca, além de afetar as cidades e áreas rurais de Olho D’água Grande, São Brás, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande e Coité do Nóia.

Assim que a energia for restabelecida, a Casal reassumirá o fornecimento de água para sete dos oito municípios afetados. A exceção será Feira Grande, onde a Companhia transferirá a responsabilidade pelo abastecimento para a empresa Águas do Sertão.

Em nota de esclarecimento, a Equatorial Alagoas informou que equipes técnicas já estão trabalhando no local para normalizar o fornecimento de energia elétrica no CRD 01, visando minimizar os impactos dessa interrupção.

Problemas de Abastecimento em Junqueiro, São Sebastião e Maceió

Além dos problemas decorrentes da falta de energia em Arapiraca, outros municípios alagoanos também enfrentam dificuldades no fornecimento de água.

Em Junqueiro e São Sebastião, a distribuição de água está com volume reduzido devido às fortes chuvas que carrearam grande quantidade de matéria sólida para a captação que atende a essas localidades. Isso ocasionou um atraso no tratamento do líquido bruto. A Casal está monitorando a qualidade da água bruta e, assim que as condições permitirem, retomará integralmente o processo de tratamento, distribuindo-a novamente para a população. Enquanto isso, a distribuição de água em Junqueiro será realizada pela Águas do Sertão.

Já em Maceió, o Sistema Aviação, responsável pelo abastecimento da parte alta da cidade, encontra-se inoperante devido à falta de energia elétrica na rede operada pela Equatorial. O sistema que atende ao conjunto Rio Novo também está parado pelas mesmas razões. A Casal acionou a concessionária de energia e aguarda a normalização do serviço para retomar o processo de captação e tratamento de água. Após o tratamento, a água será distribuída pela BRK aos moradores afetados.

A Equatorial Alagoas também emitiu nota informando que uma equipe técnica já foi acionada para normalizar o fornecimento de energia elétrica nos sistemas afetados o mais rápido possível, em resposta ao chamado da Casal.