MP recomenda fim de autopromoção do prefeito de Jacuípe nas redes sociais da prefeitura

02 de maio de 2024 às 11:18
ELEIÇÕES 2024

Foto: reprodução

Por redação

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) emitiu, nesta quinta-feira (2), recomendação ao prefeito de Jacuípe, Amaro Ferreira da Silva Júnior, o "Carro Véio" (MDB), para que cesse a prática de autopromoção em comunicações institucionais, especialmente em postagens nas redes sociais oficiais da prefeitura.

A recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Rodrigo Soares, determina a exclusão, no prazo de cinco dias, de todo conteúdo já publicado que caracterize autopromoção do prefeito.

Segundo o MPAL, a comunicação pública deve ter caráter educativo, informativo ou orientativo, não devendo ser utilizada para promover autoridades ou servidores. O órgão destaca que tais práticas são vedadas por lei e se aplicam a todas as mídias oficiais da prefeitura, incluindo Instagram e transmissões ao vivo.

O promotor Rodrigo Soares ressalta que a autopromoção nas redes sociais da prefeitura fere o princípio da impessoalidade da Administração Pública, "desviando o foco do interesse público para a figura do gestor".

Em caso de descumprimento da recomendação, o MPAL poderá tomar medidas cabíveis, incluindo ajuizamento de ação civil pública.