Renan Calheiros tem dificuldade em conseguir financiadores para campanha de Rafael Brito

29 de abril de 2024 às 15:12
ELEIÇÕES 2024

Foto: reprodução

Por Berg Morais 

A campanha ainda não começou, mas o senador Renan Calheiros (MDB) está tendo dificuldades em conseguir financiadores para a campanha de Rafael Brito (MDB) à prefeitura de Maceió. A “esperança” do grupo que faz oposição ao prefeito JHC (PL) é no presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), Marcelo Victor (MDB), mudar de ideia - o que para muitos é improvável - e libere o governador Paulo Dantas para investir no Tio Rafa. 

É fato que uma campanha majoritária precisa de recursos para despesas com marketing, combustíveis, material gráfico, etc. O dinheiro para custear esses gastos vem do Fundo Partidário e através de doações de persongens que investem no candidato com a esperança de ter algum retorno no pós-eleição.

Contudo, quando o candidato não mostra bom desempenho nas pesquisas de opinião pública, as doações não chegam (nem oficial, nem extraoficialmente) sequer para a pré-campanha. No caso de Tio Rafa, a situação não é confortável. As pesquisas divulgadas pelos mais diversos institutos de pesquisas mostraram que o ex-titular da Seduc não ultrapassa os 3% da intenção de voto.

Embora haja grande esforço para chamar a atenção nas redes sociais e nos ataques ao prefeito JHC, os dados continuam sendo não favoráveis nos levantamentos realizados para consumo interno. Por conta disso, Renan Calheiros - coordenador oculto da campanha - não tem encontrado interessados em investir numa candidatura - até o momento - inviável. 

Para especialistas na área, o tempo já é insuficiente para reverter a situação.