TSE forma maioria e pode cassar mandatos de vereadores acusados de fraudar cota de gênero em União

25 de abril de 2024 às 16:10
ELEIÇÕES 2020

Foto: reprodução

Por redação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria para cassar três vereadores do município de União dos Palmares, em Alagoas. Os três parlamentares são acusados  de fraudar a cota de gênero nas eleições municipais de 2020. O julgamento foi retomado no dia 19 de abril, mas a decisão foi divulgada nesta quinta (25).

Os três parlamentares que podem ser cassados com a decisão são: Sandro Jorge, Jailson Vicente e Almir Belo. Os três foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que informou que houve uma votação insignificante para as candidatas Ana Cláudia Ferreira da Silva e Ewelly Rubyllene Gomes da Silva Alves, nas eleições de 2020, quando concorreram pelo MDB ao cargo de vereador.

Ainda segundo o órgão, as candidatas não tiveram nenhuma movimentação financeira em suas contas de campanha e não receberam nenhum voto de suas próprias seções eleitorais, o que significa que nem elas mesmas votaram nelas. O fato aponta que as mulheres foram usadas apenas para cumprir a cota de gênero, que obriga a disponibilização de 30% das candidaturas da chapa para nomes femininos.