Prefeitura de Minador será investigada por suspeita de fraude em contratos sem licitação

24 de abril de 2024 às 17:06
APÓS DENÚNCIA

Foto: reprodução

Por redação

O Ministério Público de Alagoas (MP/AL) recebeu uma denúncia apontando que a prefeitura de Minador do Negrão, administrada pelo prefeito Josias Aprígio (MDB), estaria participando de um esquema de desvio de recursos estaduais e federais destinados à Saúde para pagar serviços  de consultoria e gestão através de dispensas de licitações suspeitas.

De acordo com a denúncia, o esquema estaria envolvendo uma empresa identificada como MF Silva Assessoria e Consultoria Ltda, destacando que há um método recorrente na contratação dessa empresa pela gestão de Josias, caracterizado pela dispensa de licitação sob a justificativa de “notório conhecimento”.

A denúncia aponta ainda que diversas outras empresas e profissionais alagoanos teriam qualidades iguais ou superiores à MF Silva Assessoria e Consultoria Ltda para prestar os mesmos serviços, destacando grupos como Helena Oliveira Talentos Humanos, Instituto Silvana Cerqueira, B2E Saúde, e Facilita Gestão Pública Brasil.

Advogados especialistas em direito administrativo apontaram que a pratica de fraude em contratos sem licitações é ilegal. Além disso, a denúncia também levantou suspeitas sobre possíveis casos de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, o que pode provocar uma investigação do Grupo de Atuação Especial em Sonegação Fiscal (GAESF).