Rússia diz que matou 2 combatentes de 'organização terrorista'

12 de abril de 2024 às 10:36
Guerra

O presidente da Rússia, Vladimir Putin (Mikhail Klimentyev )

AFP

A Rússia anunciou nesta quinta-feira (11) a morte de dois combatentes armados de "uma organização terrorista internacional" no distrito Cáucaso Norte, uma região que foi cenário de uma rebelião jihadista na década de 2000.

"Dois bandidos foram neutralizados durante uma operação antiterrorista efetuada nas imediações de [a cidade de] Nalchik com vistas a localizar indivíduos armados envolvidos em atividades terroristas", disse o Comitê Antiterrorista russo, citado pelas agências de notícias.

Publicidade

"Os membros deste grupo de criminosos, pertencentes a uma organização terrorista internacional, foram abatidos em um breve tiroteio", indicou o Comitê.

"Planejavam realizar atos de sabotagem e terrorismo" na república russa de Cabárdia-Balcária, da qual Nalchik é a capital, acrescentou.

Na década de 2000, a Rússia enfrentou uma longa rebelião islamista no Cáucaso Norte, um movimento que surgiu da guerra da Chechênia.

O movimento foi esmagado pelas forças de segurança durante a Presidência de Vladimir Putin. Desde então, os incidentes armados foram raros.