Alagoas tem pouco mais de dois médicos para cada mil habitantes e maioria se concentra em Maceió, aponta pesquisa

08 de abril de 2024 às 16:04
PESQUISA DI CFM

Foto: reprodução

Por redação 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou, nesta segunda-feira (08), a edição de 2024 do painel de demografia médica, apontando o número de médicos no Brasil.

De acordo com a entidade, Alagoas possui um total de 7.148 médicos registrados no estado neste ano, sendo cerca de 2 médicos para cada mil habitantes alagoanos, levando em consideração o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontou que o estado teria mais de 3.100 milhões de habitantes.

No entanto, a maior parte desses profissionais estariam concentrados na capital de Alagoas, Maceió, que dos pouco mais de sete mil médicos registrados em Alagoas, possui 5.803, mais de 80% dos profissionais alagoanos.

Ou seja, segundo os dados, apenas 1.345 médicos estão no interior de AL, enquanto a capital que, segundo o censo de 2022 do IBGE, possui quase um milhão de moradores, tem pouco mais de seis médicos a cada mil habitantes.

O fato que existem mais médicos na capital alagoana que no interior segue a tendência nacional que, segundo a pesquisa, há cerca de 630 mil médicos registrados em todo o território nacional, mas pouco menos da metade deste número, 299 mil, atuam em cidades do interior, enquanto o resto estão registrados nas capitais.