General dos EUA afirma que China pode lançar ataques a partir da Lua

23 de março de 2024 às 08:35
Além do Espaço

Foto: Imagem feita com inteligência Artificial. Alessandro Di Lorenzo/Olhar Digital/DALL-E

Está em andamento uma nova corrida espacial em direção à Lua. O objetivo oficial é levar o homem de volta ao satélite natural da Terra, promovendo bases lunares para receber astronautas no futuro. Mas segundo um militar dos Estados Unidos, a Lua pode servir como ponto estratégico militar da China.

 De acordo com o general Anthony Mastalir, Pequim pode usar uma eventual base lunar para lançar ataques contra os EUA no futuro. O militar comanda a secção do Indo-Pacífico da força de segurança fora do planeta e se diz preocupado com a possibilidade da China não honrar o tratado espacial que exige que todos os países usem o espaço apenas para beneficiar a humanidade.

O general citou duas principais áreas de preocupação: a órbita geoestacionária ou “xGEO”, uma área do espaço de onde os satélites convencionais operam; e o espaço cis-lunar, o espaço entre a Terra e a Lua.

Mastalir afirmou que a Casa Branca precisa de se concentrar em saber se os conflitos terrestres podem escalar para o âmbito espacial. As informações são do site Futurism.

“Estes são conflitos terrestres que esperamos poder dissuadir e também não queremos, embora seja cada vez mais provável, [que] se estendam para o espaço ou até mesmo comecem no espaço, mas são conflitos terrestres. Um dia no futuro isso pode mudar, mas por enquanto eu estaria mais preocupado apenas com estas novas órbitas, uma presença na Lua – o que representa em possíveis vetores de ataque para as nossas órbitas operacionais tradicionais”, disse o general.

Fonte: Site Olhar Digital (www.olhardigital.com.br)