Diretório do PT barra pela terceira vez filiação de Teca Nelma

20 de março de 2024 às 16:22
ELEIÇÕES 2024

Foto: reprodução

Por redação

Em uma reunião realizada nesta terça-feira à noite (19), o diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) em Maceió decidiu, por ampla maioria, vetar o pedido de filiação da vereadora Teca Nelma (PSD), solicitado a partir da executiva nacional do PT.

A tentativa de filiação de Teca Nelma ao PT foi conduzida após uma conversa da vereadora, acompanhada de sua mãe, Tereza Nelma, com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. A partir desse encontro, surgiu um pedido – cuja natureza formal ou informal não foi esclarecida – para que Teca se filiasse ao partido.

Entretanto, a articulação para a entrada de Teca no PT foi recebida com resistência por parte dos militantes e pré-candidatos do partido, bem como de outras legendas da Federação Brasil, como PV e PCdoB. Estranhamente, a movimentação para a filiação da vereadora foi conduzida, segundo um interlocutor do PT, pela mãe da vereadora, a ex-deputada federal Tereza Nelma, que atualmente ocupa a Secretaria Nacional da Pesca por indicação do PSD, partido ao qual Teca pertence atualmente.

A resistência à filiação de Teca Nelma foi manifestada por dez pré-candidatos a vereador do PT, que assinaram uma nota na última sexta-feira se opondo à entrada da vereadora no partido. Em trecho da nota, eles destacaram: "Entendemos que não é razoável que todo um processo de longos anos de ativismo e dedicação à política petista, voltado aos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras, seja disponibilizado para auxiliar na reeleição da vereadora Teca Nelma (ex-PSDB, atual PSD) antes de qualquer diálogo local."

Segundo um influente interlocutor da Federação, o diretório do PT de Maceió realizou uma reunião para discutir a filiação da vereadora, e a decisão foi clara: sete votos foram contrários à filiação, enquanto três foram favoráveis.