Famílias comemoram abertura de 10 mil vagas para creches e pré-escola em Maceió

17 de março de 2024 às 09:30
Reinvidicação Antiga

Mães terão um local para deixar os filhos em segurança. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

Crianças como Noah Miguel, de apenas um ano, entre outros milhares de pequenos maceioenses terão acesso a equipamentos educacionais para ficar, em tempo integral, enquanto suas mães e responsáveis trabalham com tranquilidade.

O prefeito JHC e a secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, anunciaram no último dia 8 de março, a abertura de 10 mil vagas para creche e pré-escola até o final de 2024, por meio do programa Gigantinhos, além da construção de novos 10 Centros Municipais de Educação Infantil. Trata-se de um marco para Maceió e para o futuro de milhares de crianças.

Noeli Jesus dos Santos é mãe de Noah Miguel e, hoje, ela não tem com quem deixá-lo para procurar um emprego e trazer sustento para dentro de casa e proporcionar uma qualidade de vida melhor para ela e para o filho. Porém, essa angústia chegará ao fim com a abertura das novas creches, através da parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Rede Parceira.

"Vai ser importante para a gente, porque a creche é onde podemos deixar a criança. Por várias vezes eu deixei de trabalhar porque não tinha um apoio, um lugar pra deixar ele. E agora vou mais despreocupada procurar emprego", revelou a mãe.

Até o final de abril serão disponibilizadas cerca de 5 mil vagas, para crianças de 0 a 5 anos, em todas as partes da cidade, com um investimento inicial de R$ 50 milhões na educação da primeira infância. As ofertas serão para os bairros do Antares, Chã da Jaqueira, Tabuleiro, Santos Dumont, Ponta da Terra, Centro/Vale do Reginaldo, Trapiche, Clima Bom, Village, Santa Lúcia, Benedito Bentes e Vergel.

Agradecimentos

A moradora do Santos Dumont, Maria da Conceição, agradeceu ao prefeito por atender a essa demanda. “Eu quero agradecer ao prefeito JHC e a equipe dele por essa reivindicação que é antiga. Eu como avó ficava com meus netinhos e agora eles vão ter onde ficar com segurança. Então muito obrigada a todos”, declarou.

 

Thamires Peixoto, de 32 anos, é mãe de duas meninas e destacou que esse momento é único na capital. "Só tenho a agradecer ao prefeito JHC por essa oportunidade maravilhosa. Isso nunca aconteceu e é um presente para nós mães, mulheres. Então, a palavra para mim, que tenho 32 anos e nunca vi isso, é só de gratidão porque não tinha esse suporte de sair pra trabalhar e deixar minhas filhas no conforto, eu sempre me preocupava”, afirmou.

Novos Cmeis

No lançamento do Gigantinhos, JHC também assinou ordem de serviço, no valor de R$115 milhões, para a construção de 10 novas creches em Maceió. As obras serão: quatro no Benedito Bentes (Morada do Planalto, Grand Jardim, Alamedas/Oiticica e João Sampaio), Jacintinho, Riacho Doce, Jacarecica, Salvador Lyra, Trapiche e Cidade Universitária. Cerca de 3.200 vagas serão abertas para estas unidades.

Em 2021, quando JHC assumiu a prefeitura, Maceió contava com pouco mais de 9 mil vagas para a Educação Infantil. Hoje, a capacidade é de 11.200. Com a criação do Gigantinhos, a capital alagoana irá mais que dobrar a cobertura em quatro anos, realizando a maior ampliação entre todas as capitais brasileiras.

Pré-matrícula aberta

Começou na sexta-feira (15) a pré-matrícula de seis novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis-RP). Inicialmente estão sendo ofertadas 4.300 vagas para creche e pré-escola, em tempo integral, em unidades totalmente climatizadas: Serão 1.350 no Cmei/RP do Antares; 1.200 no Cmei/RP do Santos Dumont; 680 no Cmei/RP da Chã da Jaqueira; 500 no CNEC Poço; 450 no Tabuleiro do Martins; e 120 na Ponta da Terra.

A pré-matrícula prossegue até 20 de março e devem ser feitas exclusivamente online, no link http://sislameal.caedufjf.net/sislameal/prematricula.faces?q=D8%2FtCeI10Do%3D. Terão prioridade na pré-matrícula - em suas respectivas regiões escolhidas - os estudantes estão na lista de espera, em razão de os responsáveis não terem conseguido vagas nos Cmeis já existentes no início deste ano.

Fonte: Ascom Semed

Array ( [0] => Array ( [id] => 6 [nome] => Maceió [posicao] => 3 [slug] => maceio [status] => 1 ) [1] => Array ( [id] => 7 [nome] => Alagoas [posicao] => 6 [slug] => alagoas [status] => 1 ) [2] => Array ( [id] => 4 [nome] => Brasil [posicao] => 7 [slug] => brasil [status] => 1 ) [3] => Array ( [id] => 5 [nome] => Mundo [posicao] => 8 [slug] => mundo [status] => 1 ) [4] => Array ( [id] => 20 [nome] => Gospel [posicao] => 13 [slug] => gospel [status] => 1 ) [5] => Array ( [id] => 22 [nome] => Entretenimento [posicao] => 15 [slug] => entretenimento [status] => 1 ) [6] => Array ( [id] => 23 [nome] => Esportes [posicao] => 16 [slug] => esportes [status] => 1 ) ) 1