Maceió entre as cidades que mais registraram aumento de temperatura no Brasil

15 de março de 2024 às 15:44
Clima

Cidade de Maceió (Secom Maceió)

Por Redação

Maceió figura entre as seis cidades brasileiras que mais sofreram com o aumento da temperatura nos últimos três meses, segundo levantamento da Climate Central, organização americana de monitoramento meteorológico. Os dados, divulgados pela Revista Globo Rural nesta sexta-feira (15), revelam que a capital alagoana aqueceu 0,77°C entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024.

O estudo da Climate Central, que acompanha os impactos das mudanças climáticas na população global, corrobora com os balanços de temperatura máxima média do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O instituto aponta que Maceió ficou 2°C acima da média histórica nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.

Outras cidades brasileiras também registraram aumentos significativos na temperatura:

  • Vila Velha (ES): 1,54°C mais quente em fevereiro;
  • Porto Alegre (RS): 1,52°C mais quente em fevereiro;
  • Manaus (AM): 1,33°C mais quente em fevereiro;
  • Recife (PE): 1,34°C mais quente em janeiro;
  • Goiânia (GO): 1,72°C acima da média em dezembro;
  • Campinas (SP): 1,72°C acima da média em dezembro.

Dezembro de 2023 foi o período com a maior anomalia de temperatura no país, com Goiânia e Campinas registrando valores 1,72°C acima da média histórica para o mês.

O aumento da temperatura em Maceió e em outras cidades brasileiras é um alerta para os impactos das mudanças climáticas. É importante que medidas sejam tomadas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os efeitos do aquecimento global.