Jornalistas de Portugal fazem primeira greve geral em mais de 40 anos

14 de março de 2024 às 12:29
Entenda

Foto: Reprodução/ Twitter

Nesta quinta-feira (14), o Sindicato de Jornalistas de Portugal confirmou que mais de duas dezenas de órgãos de comunicação, incluindo a agência de notícias estatal Lusa, estão com as atividades paralisadas total ou parcialmente devido à greve geral de 24 horas convocada para exigir melhores salários e condições de trabalho. Foram marcadas manifestações em várias cidades do país, como Coimbra, Lisboa, Porto, Ponta Delgada e Faro.

Rádios como a Antena 1, da estatal RTP, veicularam à meia-noite uma mensagem informando os ouvintes sobre a paralisação. A Lusa deixou de publicar notícias e avisou aos clientes de seus serviços: “Por respeito à greve decidida em congresso pelos jornalistas portugueses e na defesa da dignidade do serviço público prestado pela agência, a Direção de Informação da Lusa decidiu interromper o serviço da agência de notícias”.

Essa é a primeira greve de jornalistas em mais de 40 anos, no país. Desde 1982 não havia uma greve geral de jornalistas em Portugal. A paralisação foi aprovada por unanimidade no Congresso dos Jornalistas, em janeiro.

 

 

 

 

 

Fonte: UOL/mediatalks