Governador e presidente da AMA aplaudem prefeito ameaçar deputada

29 de fevereiro de 2024 às 14:17
POLÊMICA

Foto: reprodução

Por redação 

“Vamos botar cá peste naquela deputada”. Foi com essa frase que o prefeito de Igaci, Petrúcio Barbosa (Republicanos), se referiu à deputada estadual, Ângela Garrote (Progressistas), em um evento do Governo de Alagoas no município agrestino, nesta quarta-feira (28). A fala, considerada intimidatória, se refere as eleições municipais deste ano, e é um gesto de apoio à família Wanderley - que lançará candidato contra os Garrotes em Estrela de Alagoas. 

O que mais chamou a atenção, porém, foi o fato de a “ameaça velada” ter ocorrido na presença do governador Paulo Dantas, do presidente da AMA, Hugo Wanderley, onde ambos aplaudiram o “recado” dado publicamente a uma mulher. Uma liderança política do sexo feminino que estava compondo a frente de honra do evento demonstrou estar constrangida com os posicionamentos machistas e se recusou a apoiá-los com palmas. 

As palavras de Barbosa abrem um alerta vermelho para a disputa majoritária na região, já que o “botar cá peste” pode ter uma série de interpretações. “Eu, e mais o Hugo [Wanderley], o governador [Paulo Dantas], o Dr Wanderley [deputado estadual] e o Isnaldinho [deputado federal] nós vamos botar cá peste lá no Estrela naquela deputada, viu?! Nós vamos botar cá peste. Pode ter certeza disso!”, disparou, sinalizando que Estrela de Alagoas terá uma eleição violenta. 

Petrúcio Barbosa tem uma ficha corrida extensa e se tornou conhecido por seu histórico de violência. Uma rápida pesquisa na internet aponta suas vítimas e os processos em que é réu na Justiça alagoana. Em 2021, por exemplo, o prefeito foi acusado de tentar destruir barracos, moradias e áreas de construção de 73 famílias do Loteamento Lourenço Ferreira, no município.

Já na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), em diferentes ocasiões, deputados estaduais usaram a tribuna da Casa de Leis para repudiar atos truculentos do Chefe do Executivo que ocorreram contra adversários políticos e moradores do município. “Ainda existem políticos que estão praticando a política do século passado, políticos que acham que com a truculência, com a violência e com a ameaça irão calar a democracia”, disse o deputado Davi Maia, em 2022, ao defender o vereador Neno Toledo das ameaças de Barbosa.