Só falta essa!

22 de fevereiro de 2024 às 17:41
PRECONCEITO

Foto: reprodução

Por Fabíola Aguiar

Um comunicado de viagem do governo alemão por meio do Ministério das Relações exteriores aos cidadãos alemães, tem chamado a atenção pelo conteúdo em relação a criminalidade “elevada” de algumas cidades do Brasil, entre elas Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Recife, Fortaleza, Salvador, São Luís e Maceió.

Segundo o governo, nessas cidades existem índices elevados de alguém ser vítima de roubo ou crime violento. “O aumento dos incidentes criminais é particularmente evidente nas ruas menos movimentadas do centro das cidades, nas praias e nas autoestradas de acesso aos aeroportos. Nos aeroportos maiores, os táxis podem ser reservados e pagos no edifício do aeroporto, o que está associado a uma maior segurança. 

Chama-se especial atenção aos crimes relacionados com a prostituição (furtos, roubos, agressões, etc.). É comum a administração de bebidas contendo substâncias indutoras do sono ou que alteram a vontade, os furtos de carteira são mais comuns em ônibus e trens lotados durante a hora do rush. Tenha sempre um cuidado especial em todas as áreas do país e da cidade.

Mantenha dinheiro, carteiras de identidade, carteira de motorista e outros documentos importantes em segurança; salve cópias/fotos eletrônicas, se necessário. Isso facilita a emissão de um documento substituto em caso de roubo ou extravio.

Prefira pagamentos sem dinheiro e leve apenas o dinheiro necessário para o dia e nada de objetos de valor desnecessários. Evite roupas chamativas, relógios e joias (da moda) e não use relógios e smartphones visivelmente em público. Leve sempre consigo uma pequena quantia de dinheiro para poder entregá-lo sem resistência. Não traga prostitutas ou conhecidos casuais para o seu quarto de hotel. Há frequentes trocas de tiros nas favelas, nas quais até mesmo os transeuntes são frequentemente feridos. Tenha especial cuidado em toda a cidade, mesmo nas áreas melhores.

Sobre o nordeste, a orientação do governo alemão diz que a região também sofre com a maior criminalidade violenta do Brasil. “Ataques armados a turistas, bem como a carros e ônibus intermunicipais não são incomuns. Tenha cuidado durante o dia e não carregue objetos de valor de maneira visível. Esteja particularmente vigilante ao viajar para o interior. Evite transportes públicos e utilize sempre táxis ou outros serviços de transporte”, ainda fazem parte do comunicado alemão.

Com tantas orientações parece que estamos num caos absoluto. Isso, por que esse mesmo comunicado também fala dos riscos nas fronteiras com a Venezuela que são consideradas inseguras. 

Essa, sem dúvida alguma é mais uma péssima imagem do nosso país que sempre foi tão receptivo e acolhedor. Mas que por causa da condução desastrosa do atual governo (diga-se Federal e estadual) não tem oferecido segurança a sua população e ao visitantes.