Justiça condena vereador de Coruripe a mais de três anos de prisão por falas transfóbicas

17 de agosto de 2023 às 17:42
Polêmica

Foto: Reprodução

Por redação

A Justiça de Alagoas condenou, nesta quinta-feira (17), o vereador Franciney Joaquim dos Santos (MDB), do município de Coruripe, a três anos e meio de reclusão por falas transfóbicas ditas durante uma sessão na Câmara Municipal daquela cidade.

O caso ganhou repercussão quando durante uma sessão na Casa de Leis de Coruripe em abril deste ano, o parlamentar proferiu várias falas contra mulheres trans, chegando a realizar ameaças ao declarar que essas pessoas iriam "sofrer um coça" caso tentem usar o banheiro feminino.

"Se eu tiver numa praça com as minhas filhas e algum 'caba' desse quiser entrar lá [no banheiro feminino], ai vai ser difícil ele sair sem a gente ter um entendimento, porque além dele sofrer uma coça pesada, e na minha opinião ele tem que sofrer uma coça pesada, a minha opinião é que ele leve uma pisa boa, essa é a minha opinião, ele ainda vai pro rigor da lei", ameaçou o parlamentar.

Após ter sua condenação anunciada, Franciney negou que suas falas tenham sido homofóbicas e também afirmou que não irá entrar com recurso. O vereador também deve pagar 250 dias-multa, cada uma no valor de um salário mínimo.