Suécia surpreende, vence o favorito Japão e avança às semifinais da Copa do Mundo

11 de agosto de 2023 às 09:07
Derrubando Favoritos

Foto: Jogada 10

A Suécia surpreendeu e venceu com autoridade o Japão por 2 a 1. Com grande jogo coletivo, as suecas abriram o placar com Ilested. Angeldal, de pênalti, ampliou o marcador e garantiu a vitória e a classificação para a próxima fase. Restou ainda tempo para Hayashi, no abafa final, fazer o gol de honra.

A seleção sueca começou o jogo com uma postura diferente, mais combativa e agressiva nas ações com e sem bola. O que pareceu ter pegado de surpresa o Japão, que não conseguiu executar o seu plano de jogo com maestria, que é de controle da posse, organização das jogadas e trabalho organizado com passes.

Com isso, a Suécia se mandou ao ataque e criou as melhores oportunidades. Foram, ao menos, duas boas chances de gol até o momento chave do jogo, quando Ilesdedt abriu o placar. Em jogada aérea, a zagueira ganhou na força das defensoras japonesa e conseguiu a finalização para estufar a rede.

Após o gol, que aconteceu aos 30 do primeiro tempo, o Japão sentiu o baque e se perdeu em campo. A Suécia passou a comandar o jogo, ditou o ritmo, neutralizou as investidas adversárias e chegou a criar boas chances de gol. No entanto, a finalização de Asllani parou na trave, depois de linda defesa da goleira Yamashita.

No segundo tempo, a situação não mudou. Madura em campo, a Suécia voltou controlando o jogo e consciente em todas as suas ações. A seleção japonesa não conseguia se impor dentro de campo e foi facilmente presa para as adversárias.

Aproveitando o momento, a Suécia chegou ao segundo gol. Em bola levantada na área, a pelota bateu no braço de Nagano e, após análise do VAR, o pênalti foi marcado.  Na cobrança, Angeldahl deslocou a goleira e ampliou o marcador.

Atrás no marcador, o Japão se mandou ao ataque e desperdiçou uma chance incrível para diminuir o placar. Ueki foi derrubada na área e ela mesmo cobrou o pênalti. No entanto, a bola explodiu na trave e não entrou.

No abafa final, o Japão se mandou ao ataque. Em dois minutos, duas chances incríveis. A falta cobrada pela Fujino explodiu no travessão, bateu nas costas da Musovic e andou pela linha, mas não entrou. Porém, no lance seguinte, a defesa cortou parcialmente o cruzamento e Hayashi completou para o gol. Porém, a reação parou por aí. O Japão não conseguiu alcançar o segundo gol e acabou saindo derrotado. No fim, muita felicidade da Suécia, que chega a mais uma semifinal, em busca do primeiro título.

Fonte: Portal Terra (www.terra.com.br)