Voluntários resgatam mais de 25 cães desnutridos em Maceió
Por redação
Voluntários resgataram mais de 25 cães desnutridos que estavam presos em uma casa no bairro de Benedito Bentes, na parte alta de Maceió, na última terça-feira (08).
De acordo com informações sobre o caso, o ativista Antônio Anastácio e outros voluntários receberam denúncias sobre uma residência onde viviam 27 cães e que a tutora dos animais havia adoecido, sendo hospitalizada, e deixando os animais sem cuidados.
O ativista afirmou que conseguiu a chave da casa com um familiar da proprietária e resgatou os animais com a ajuda de outros voluntários, que também levaram pacotes de ração para alimentar os cachorros.
Vizinhos informaram que, desde a internação da proprietária da residência, os cães ficaram sem receber ajuda, água ou comida, ficando em condições precárias.
Os voluntários relataram que além do local estar cheio de fezes na hora do resgate, a fome levou alguns cães a praticarem canibalismo, atacando alguns filhotes que também viviam na residência.
"Nós demos prioridade para resgatar os mais debilitados, um adulto bem franquinho, bem velho, e cinco filhotes, também muito debilitados. Eu tenho certeza que a ajuda virá, o dinheiro virá, as pessoas vão ajudar porque é uma causa nobre, é justa", destacou o ativista.
Anastácio informou que irá levar os cães para um abrigo onde receberão os cuidados necessários, além de consultas com veterinários para tratas de problemas de saúde ocasionados pela fome. O ativista informou que quando os animais estiverem saudáveis, serão postos para adoção, mas também comunicou a possibilidade de retornar os animais para a dona caso ela queira.
"Se houver interesse da dona em resgatar os animais, eles serão devolvidos. Eu pedi para que ela fosse avisada, que nós tínhamos resgatados os cães, para ela ficar tranquila, que eles não iam morrer mais. Se ela tivesse maltratando, abandonado, eu não ia devolver. Mas ela não teve culpa, ela adoeceu e teve que ser internada", comunicou.