Dados do TSE e IBGE apontam que três municípios alagoanos possuem mais eleitores que habitantes
Por redação
Dados do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que os municípios alagoanos de Campo Grande, Belém e Jundiá possuem um número de eleitores superior ao número de habitantes.
Segundo dados apontados pelo TSE, Campo Grande possui 9.017 pessoas aptas a votar, Belém conta com 5.005 e Jundiá, 4.535.
Apesar disso, segundo o censo do IBGE referente ao ano de 2022, Campo Grande possui um total de 8.142, um número inferior aos eleitores apontados pelo TSE. Além de Campo Grande, Belém tem 4.722 habitantes e Jundiá, 4.093, valores de habitantes também inferiores aos apontados pela Justiça Eleitoral.
Especialistas apontam que a diferença nos números vem em decorrência do atraso na realização do censo do IBGE, que deveria ter sido realizado em 2020, mas acabou sendo adiado em decorrência da pandemia da Covid-19.
Além dos três municípios alagoanos, outras 566 cidades brasileiras também apresentam disparidade nos dados entre habitantes e eleitores.