Vereador denuncia governo do estado por negligência no Ambulatório 24h do Benedito Bentes

24 de julho de 2023 às 19:42
Descaso do Estado

Foto: Reprodução

Por redação com assessoria

Paredes mofadas, portas e janelas quebradas, macas enferrujadas. Esta é a situação do Ambulatório 24 horas do Benedito Bentes, constatada pelo vereador Siderlane Mendonça (PL). Sob responsabilidade do governo do Estado, a unidade tem sérios problemas na estrutura, que colocam em risco a saúde dos pacientes e comprometem o trabalho das equipes de saúde.

O vereador esteve no local na manhã desta segunda-feira (24), após receber denúncias da população alertando sobre o descaso. Ele conversou com os doentes, acompanhantes e com médicos e enfermeiros. Todos confirmaram as inúmeras dificuldades enfrentadas no dia a dia para manter o funcionamento mínimo do espaço.

Lá, os pacientes estão deitados em macas tomadas pelo ferrugem e ficam em observação em salas com infiltrações graves. As portas estão quebradas, sem fechaduras, e as janelas não têm vidros. Nos banheiros, as pias não possuem torneiras para higienização, reforçando o quadro de precariedade.

Siderlane cobrou providências urgentes do governo do Estado e prometeu encaminhar a denúncia por escrito ao Ministério Público de Alagoas (MPAL). “Até quando o governador Paulo Dantas vai mostrar somente as coisas boas nas redes sociais? Temos que mostrar essa realidade à população e, como vereador, cobrar soluções imediatas”, criticou.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

"A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que o Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões, situado no bairro Benedito Bentes, em Maceió, está elencado entre as unidades que passarão por reforma estruturante, visando qualificar, ainda mais, a assistência aos usuários, como prevê o Plano de Expansão da Rede Pré e Hospitalar de Alagoas, que além de reformas dos equipamentos de saúde já existentes, também contempla a construção de novas unidades, o que pode ser comprovado pela abertura de sete novos hospitais e seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nos últimos anos. Salienta que o Ambulatório Denilma Bulhões segue em pleno funcionamento, prestando atendimento de urgência a população do maior complexo habitacional de Maceió e, como prova de sua eficiência, realizou 41.238 atendimentos somente no primeiro semestre deste ano, sendo 32.848 Clínicos e 8.390 Pediátricos".