“Com a obra da encosta, agora temos segurança” afirma José Ronaldo, morador de Fernão Velho
Por Secom Maceió
José Ronaldo integra o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC) de Fernão Velho e há 30 anos, ele atua como líder comunitário no bairro. Há muito tempo, os moradores da região enfrentavam transtornos por causa dos deslizamentos de barreiras no período chuvoso.
“Nosso acesso ao bairro sempre ficava comprometido, pois a ladeira era completamente interditada. As pessoas não podiam ir trabalhar ou voltar para suas casas”, relembra José Ronaldo.
Com as obras de proteção das encostas na ladeira que dá acesso ao bairro e adjacências, a população terá mais segurança. São três pontos de contenção apontados pela Defesa Civil de Maceió, dois deles já concluídos.
“Depois de tantos anos de espera, agora vou ficar mais tranquila”, diz Edneide Liberato que reside na ladeira há 53 anos.
Mais de 40 pontos em vários bairros com áreas de risco vão receber proteção nas encostas. E, antes do início das obras, as barreiras são protegidas pelas lonas que, é uma medida eficaz para a mitigação de riscos, cobrindo a barreira para impedir que a chuva encharque o solo e, consequentemente, haja um deslizamento.
O coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, reforça o comprometimento da gestão do prefeito JHC em solucionar os problemas que eram mais recorrentes em Maceió.
“Estamos vivendo uma nova realidade, como nunca foi vista nas gestões anteriores. E, vamos continuar trabalhando para trazer mais segurança e minimizar os riscos”, acrescenta o coordenador.
Em Fernão Velho, com os deslizamentos que ocorriam nos pontos que agora já receberam a proteção com a geomanta, a população vive um momento de mais tranquilidade. “Nós agradecemos ao Prefeito JHC e a toda equipe da Defesa Civil, pois nosso bairro está cada vez melhor", finaliza Laerte Silva, morador de Fernão Velho e líder comunitário.