EUA tem corrida contra o tempo para evitar caos aéreo no país
Os Estados Unidos podem enfrentar caos aéreo durante a alta temporada de verão no país. Isso porque existe potencial interrupção de voos nas companhias que ainda não atualizaram o equipamento dos aviões para evitar possíveis interferências de sinais sem fio 5G.
“Existe um risco real de atrasos ou cancelamentos”, disse o secretário de Transporte, Pete Buttigieg, em entrevista. “Isso representa um dos maiores – provavelmente o maior – problema previsível que afeta o desempenho neste verão”.
Apesar de até agora as viagens aéreas da temporada terem sido relativamente tranquilas, a partir de 1º de julho, as aeronaves que não tiverem as alterações necessárias não poderão pousar quando a visibilidade estiver baixa. Em todo o mundo, operadoras buscam atualizar a infraestrutura 5G para oferecer serviços melhores e conexões mais estáveis. No entanto, especificamente nos Estados Unidos a tecnologia enfrenta certo impasse, porque as operadoras usam frequências de rádio diferentes das usadas em outros países.
Com isso, no ano passado, autoridades de segurança da aviação norte-americanas alertaram que alguns sinais 5G podem confundir os dispositivos que medem a distância entre os aviões e o solo em más condições climáticas. Com o prazo se aproximando, Buttigieg afirmou que mais de 80% da frota doméstica e cerca de 65% das aeronaves internacionais que voam para os Estados Unidos estão equipadas com altímetros de radar que não serão suscetíveis à interferência de sinais 5G.
No entanto, ainda assim, algumas companhias aéreas e grupos da indústria disseram que será impossível cumprir o prazo devido a problemas tanto na cadeia de suprimento, quanto na certificação das aeronaves.
Uma das empresas afetadas é a Delta Airlines. Segundo a companhia, um fornecedor teria informado que não haveria altímetros suficientes para toda a frota devido a bloqueios na cadeira de suprimentos. Com isso, cerca de 190 jatos não serão atualizados a tempo.
Fonte: Olhar Digital (www.olhardigital.com.br)