Prazo para se inscrever no ENEM 2023 se encerra nesta sexta-feira (16)
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio terminam hoje, sexta-feira, dia 16, às 23h59, após um apelo do presidente Lula aos estudantes nesta semana para que participem do processo seletivo.
Um estudo recém-publicado de pesquisadores da UFRJ, com o apoio do Instituto Unibanco, mostra que, após leve crescimento de 2013 a 2016, as taxas de inscrição e a participação dos jovens no exame têm caído de maneira continuada, representando a maior crise da história da prova.
Essa queda atingiu justamente o público-alvo do Enem: os alunos mais vulneráveis. E pôs em xeque um programa maior do governo federal que teve início em 2023 com a missão de redemocratizar o ensino superior do país. Ele inclui, entre diversos pontos, a expansão das universidades federais, o Sisu, o Fies e o ProUni.
"Desde 2017 já era sentida uma diminuição na presença dos estudantes mais pobres no exame. Isso aconteceu por diversos fatores, incluindo o estabelecimento de regras muito rígidas para isenção da taxa de inscrição, que dificultaram o acesso dos estudantes ao exame", diz Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, um dos responsáveis pela pesquisa.
Fique de olho
Além de respeitar o prazo, é importante que os candidatos estejam atentos à preparação para a prova e também ao que pode levar à desclassificação.
“Se organizar não é apenas fazer a inscrição. A preparação começa em cada aula assistida com interesse, comprometimento, curiosidade e vontade de aprender”, avalia Geraldo Sant’Anna, supervisor pedagógico do Centro Paula Souza.
Fonte: Portal R7 (www.r7.com.br)