Semed e Sebrae iniciam formação com foco em agricultura familiar em Maceió
Por Secom Maceió
A primeira etapa da 5ª edição do Concurso de Merendeiras, realizado em parceria pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Sebrae Alagoas, aconteceu na manhã desta segunda-feira (5), no auditório da Uninassau, no Farol. Merendeiras da rede municipal de ensino receberam formação teórica sobre a legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), suas diretrizes e a importância do uso de produtos da agricultura familiar no preparo da merenda dos alunos.
Técnicos da Coordenadoria Geral de Alimentação e Nutrição Escolar (SANE), da Semed, representantes do Sebrae Alagoas e de cooperativas de agricultura familiar, como a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), além da vice-presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE), Renildes Ramos, participaram do evento, que contou com a presença de 50 merendeiras.
A parte teórica do concurso começou com a apresentação "Cardápio e Aquisição de alimentos na alimentação escolar", com a formadora do Sebrae, Ana Carla Luna. Ela apresentou as normas e objetivos do concurso, falou sobre o histórico da alimentação escolar dos anos 1940 aos anos 2000 no país e sobre as seis diretrizes do programa, entre elas a questão da aprendizagem por meio de alimentos saudáveis e o controle social.
É a primeira vez que a merendeira Elligenie Teixeira, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mário Mafra, na Levada, participa do concurso. Para ela, esse encontro é uma oportunidade de conhecer os primeiros passos do concurso.
"Estou aproveitando para conhecer as normas, quem participa e tudo mais. Tenho visto que tem muita gente competente participando. Já estão nesse engajamento há um tempo. Estou ansiosa para ver como vão ser as etapas, para ver o que será feito. Ainda não tenho uma ideia formada de receita, mas estou com boas expectativas", contou Elligenie.
A coordenadora do SANE, Rafaela Pessoa, acredita que momentos como esse possibilitam a valorização dessas profissionais. "Esses momentos servem para ampliar a visão e a valorização dessas profissionais, e a minha expectativa para esse ano é que a gente tenha um número maior de inscritos e que a gente leve esse prêmio do concurso de merendeira no município de Maceió. Esta é a primeira etapa do concurso, onde vamos aprender, compartilhar conhecimentos e estratégias para melhor execução do PNAE", destacou a coordenadora.
Após as etapas teórica e prática, as merendeiras poderão se inscrever no concurso. A abertura das inscrições está prevista para julho.
O concurso
A competição é promovida pelo Sebrae Alagoas, em parceria com a Embrapa, Senac, Fida (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola) e Governo Federal. As finalidades principais são a eleição, divulgação e premiação de receitas culinárias elaboradas por merendeiras e merendeiros da alimentação escolar, que atuam em escolas públicas municipais de educação básica nos municípios do Programa Cidade Empreendedora e que participaram de cursos como Capacitação sobre Cardápio e Aquisição de Alimentos na Alimentação Escolar e/ou Capacitação sobre Técnicas Básicas de Culinárias e biodiversidade.