Serviço Social das escolas municipais combate abuso e exploração sexual infantojuvenil

19 de maio de 2023 às 09:32
Maceió

Projetos educacionais previnem diversos tipos de violência contra crianças e adolescentes. Foto: Ascom Semed

O Serviço Social da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) é responsável por desenvolver ações de prevenção e combate aos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Além deste trabalho, a pasta mantém uma parceria com o Centro de Acolhimento Integral das Crianças e Adolescentes (CAICA).

A instituição e demais secretarias municipais atuam no planejamento e na execução de ações preventivas com palestras, visitas e encontros nas escolas, entidades governamentais e da sociedade civil, além de organizações não-governamentais, junto aos 10 Conselhos Tutelares de Maceió.

“As escutas são essenciais para combater os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes”, alertou a técnica da coordenadoria-geral de Centros e Núcleos da Semed, Maria Betânia Marques.

Serviço Social

O setor de Serviço Social da Semed trabalha de forma preventiva no combate a diversas formas de violências. As ações de combate e prevenção ocorrem nas unidades de ensino por meio de atividades educativas e lúdicas como, por exemplo, exposições de vídeos infantis (pensados pedagogicamente para as faixas etárias condizentes), debates, rodas de conversas, teatro de fantoche, desenho, pintura ou da oralidade. Outra ação relevante é realizar acompanhamentos dos serviços que são articulados e oferecidos pela rede de proteção integral à criança e ao adolescente

Segundo a professora e assistente social Martha Daniella, o tema é abordado em diversos momentos nas escolas municipais, ressaltando a necessidade do combate ao abuso e exploração sexual infantojuvenil.

“O  Serviço Social no âmbito escolar atende às inúmeras demandas oriundas das comunidades escolares, dentre elas as situações de violências como o abuso e  à exploração sexual que são praticados contra crianças e adolescentes. Frequentemente, a temática é abordada pelo Serviço Social da escola, devido à escuta ativa de professores, da relação de contato direto e consequentemente de confiança com seus alunos”, informou.

A assistente social explicou como é feito o procedimento quando o Serviço Social escolar recebe denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes.

“Quando a denúncia chega ao Serviço Social da Escola Municipal Doutora Nise, imediatamente se faz um trabalho de articulação junto à rede de proteção integral para a tomada de medidas que garantam a integridade e o desenvolvimento da criança ou do adolescente. Neste trabalho, busca-se acionar  o Conselho Tutelar da região competente e identificar e mobilizar familiares que garantam o cuidado e a proteção integral. Os encaminhamentos, atendimentos e orientações ocorrem sempre de forma criteriosa e com cautela”, ressaltou.

 
Fonte: Semed