Vereador de Rio Largo eleito em 2020 é cassado por compra de votos

17 de maio de 2023 às 12:51
Eleições

Foto: Reprodução Assessoria

A pedido do Ministério Público Eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, nessa terça-feira (16), a decisão que cassou o mandato de Vanildo Rufino dos Santos (PP), vereador eleito em 2020 para o município Rio Largo (AL), por compra de votos e abuso de poder econômico. Com a decisão, o político foi declarado inelegível, pelo período de oito anos, a contar de 2020, e terá que pagar R$ 15 mil em multa.

Em parecer enviado ao TSE, o vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, sustentou haver provas suficientes nos autos para comprovar a prática irregular. Segundo ele, ficou comprovado que o candidato tinha pleno conhecimento da conduta do cabo eleitoral, na tentativa de angariar votos para sua campanha.

Durante abordagem policial realizada na véspera das eleições de 2020, foi encontrado no carro do cabo eleitoral do candidato R$ 1.950 em espécie e duas listas com nomes de pessoas, valores e endereços. Além disso, a polícia apreendeu santinhos e adesivos do político no banco traseiro do carro. Depoimentos de testemunhas também confirmaram a prática de compra de votos.

 

Fonte: Gazetaweb