Ding Liren se torna o primeiro chinês a ser campeão mundial de xadrez

01 de maio de 2023 às 08:12
Novo Rei

Foto: Reprodução internet

O GM Ding Liren é o novo campeão mundial depois de vencer o GM Ian Nepomniachtchi na última partida rápida do desempate do Campeonato Mundial de Xadrez da FIDE 2023. Após um empate de 7 a 7 nas emocionantes 14 partidas clássicas, tudo se resumiu ao confronto final no xadrez rápido, onde Ding venceu a última partida de Negras em grande estilo. O reinado do GM Magnus Carlsen não existe mais. Pela primeira vez desde 2013, a coroa foi passada para Ding, o 17º campeão mundial.

Além de reivindicar o título de campeão mundial, Ding receberá €1,1 milhão por sua vitória, enquanto Nepomniachtchi receberá €900.000.

 Lágrimas de alegria e uma rara demonstração de sentimento por parte de Ding foram as primeiras cenas vividas no St. Regis Hotel, momentos depois de Nepomniachtchi abandonar a quarta e última partida do desempate em Astana. Com a cabeça entre as mãos, a realização e o alívio atingiram Ding de uma só vez. A cena nos lembrou das palavras que Ding proferiu em 2019: "O sentido da vida deve estar naqueles momentos especiais e marcantes."

"Sinto que esta foi a partida que refletiu o mais profundo da minha alma", disse Ding na coletiva de imprensa, após dedicar a vitória aos amigos, mãe e avô. Com esta vitória, Ding se torna o primeiro campeão mundial da China, também a casa da campeã mundial feminina de xadrez, GM Ju Wenjun. Com o placar de 1,5 a 1,5 em um match dominado pelas peças brancas (cinco vitórias das Brancas e uma das Negras nas primeiras 17 partidas), pouquíssimas pessoas esperavam que Ding pressionasse de Negras na última partida rápida do desempate.

A Anti-Marshall foi a abertura escolhida para a partida 18. Depois de obter sucesso com a abertura em partidas anteriores, onde ele tinha, em suas próprias palavras, "todas as chances", Nepomniachtchi deixou claro sua intenção de jogar pela vitória com o inusitado 13.Bb1.

Na verdade, à medida que o meio-jogo avançava, os dois jogadores mostraram que estavam jogando para vencer. Ding diria mais tarde: "As peças brancas nem sempre são uma vantagem." Mas então o inesperado aconteceu. Com 2 minutos e 30 segundos no relógio, Ding fez o brilhante 42...De2!!

 Lance que havia sido sugerido pelo GM Caruana: "Nepo pode ter deixado passar." O lance que deixou o bispo de Ding 'pendurado', mudou o rumo da partida.

Com o término deste torneio e o ciclo recomeçando, várias perguntas vêm à mente: Por quanto tempo Ding manterá o título mais cobiçado do xadrez? Carlsen irá desafiá-lo no próximo ciclo? Independentemente das respostas, o certo é: o xadrez nunca esteve tão vivo quanto agora, e o Campeonato Mundial de Xadrez da FIDE 2023 foi uma prova absoluta da emoção que o xadrez pode proporcionar.

Fonte: Site Chess.Com (www.chess.com)