Atriz escolhida para viver Cleópatra pela Netflix gera polêmica no Egito

23 de abril de 2023 às 10:09
Polêmica

Foto: Reprodução internet

A Netflix divulgou nesta quinta-feira (20) o trailer e as primeiras imagens de Queen Cleópatra, segunda temporada da série documental Rainhas Africanas. Desta vez, assim como o nome indica, a produção contará a história da famosa rainha do Egito.

As fotos que mostram a atriz britânica Adele James no papel principal, no entanto, geraram questionamentos entre os usuários e os acadêmicos egípcios. Isso porque Adele é negra e a governante era de origem grega macedônica.

Pesquisadores egípcios alegam que a rainha nasceu na cidade egípcia de Alexandria em 69 a.C. e pertencia a uma dinastia de língua grega, descendente de europeus brancos e não negros. Alguns historiadores, no entanto, lembram que a origem étnica de sua mãe é desconhecida, portanto, a rainha poderia, sim, ter uma herança mista.

 A repercussão foi tanta que um advogado egípcio entrou com um processo na Procuradoria Pública pedindo o bloqueio da Netflix no país. Segundo Mahmoud al-Semary, a produção viola as leis de mídia do Egito. “A maior parte dos produtos exibidos pela plataforma Netflix não está em conformidade com os valores e princípios islâmicos e sociais, sobretudo egípcios”, diz um trecho da denúncia.

Em resposta às críticas, a atriz Adele James comentou em seu Twitter: “Se você não gosta do elenco, não assista ao programa”. A Netflix ainda não comentou o assunto.

Mais sobre a série

“A mulher mais famosa, poderosa e incompreendida do mundo – uma rainha ousada cuja beleza e romances passaram a ofuscar seu verdadeiro trunfo: seu intelecto. A herança de Cleópatra tem sido objeto de muitos debates acadêmicos, muitas vezes ignorados por Hollywood. Agora nossa série reavalia esta parte fascinante de sua história", aponta a sinopse oficial.

Além de Adele James, o elenco da produção também inclui Craig Russell e Jada Pinkett Smith, que também é a produtora executiva da série.

Rainha Cleópatra tem estreia marcada para o dia 10 de maio.

Fonte: Site Tecmundo (www.tecmundo.com.br)