MP da Alemanha libera da prisão brasileiras que estavam detidas por troca de malas em aeroporto de SP

12 de abril de 2023 às 09:13
Justiça Feita

Foto: Reprodução Twitter

As brasileiras Jeanne Paollini e Kátyna Baía, presas em Frankfurt, na Alemanha, desde o início de março, foram soltas na manhã desta terça-feira (11), depois de autorização do Ministério Público alemão.

Segundo a defesa das duas mulheres, elas já foram liberadas. De acordo com a investigação da Polícia Federal brasileira, ambas saíram do aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia (GO), e fizeram escala no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), onde tiveram as etiquetas trocadas por um grupo criminoso com malas carregadas de drogas.  Ambas negaram, ainda segundo a PF, terem cometido o crime. Jeanne, médica veterinária, e Kátyna, empresária, são casadas.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores disse que “recebeu com satisfação a informação”.

“Ao longo do último mês, o Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt realizou visitas consulares, em diferentes ocasiões, às nacionais no presídio, além de ter conduzido gestões junto às autoridades carcerárias e judiciárias locais para acompanhar o trâmite legal. Intermediou, ainda, contatos com familiares e advogados das brasileiras. Representante daquela repartição consular recebeu hoje, no aeroporto de Frankfurt, familiares das brasileiras e os acompanhou ao presídio para o momento da soltura”, informou o Ministério.

O Itamaraty ainda acrescentou que manteve coordenação estreita com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que conduziu o envio dos elementos de prova solicitados pela Justiça alemã por meio dos instrumentos de cooperação jurídica internacional.

Fonte: Portal CNN (www.cnn.com.br)