Taverna de 5 mil anos é encontrada por arqueólogos no Iraque

17 de março de 2023 às 08:27
Balada das Antigas

Foto: Reprodução internet

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia descobriram resquícios do que seria uma taverna da antiga Mesopotâmia. A escavação no sítio arqueológico de Lagash, no Iraque, encontrou a estrutura do estabelecimento, móveis e até restos de comida.

Ao que tudo indica, o local era frequentado por uma espécie de classe média daquela sociedade. Indivíduos que não eram escravos e que podiam ir a um estabelecimento comercial tomar uma tigela de sopa de peixe.

Isso significa que um dos entretenimentos mais comuns que temos hoje, sair para comer um lanche gostoso, também era uma atividade popular há mais de 5 milênios. Os arqueólogos encontraram um grande forno de barro nessa taverna, indicando que ali eram feitas muitas refeições e com uma agilidade tão grande que lembraria as cozinhas industriais dos tempos de hoje.

Além disso, vasos de barro eram usados para resfriar os alimentos, aumentando a sua durabilidade e atuando como geladeiras da antiguidade. Os jarros de barro são chamados de “zeer” e conseguem preservar a comida usando a troca de temperatura entre a água e a areia que revestem o objeto. Esse modelo de “geladeira” é usado até hoje em países africanos, como o Sudão.

Os pesquisadores também encontraram louças em formato cônico. Algumas delas tinham restos de peixe, o que dá uma pista de como era o cardápio desse estabelecimento.

Fonte: Site Mega Curioso (www.megacurioso.com.br)