Corregedoria inicia investigação de abordagem da PM na Chã de Jaqueira

24 de abril de 2024 às 15:14
Polícia

Gravação do momento da abordagem (Reprodução)

Redação

A Corregedoria da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) abriu um procedimento administrativo para investigar a atuação de policiais envolvidos em uma suposta abordagem truculenta na Chã da Jaqueira, em Maceió. O caso, registrado por câmeras de segurança no dia 17 de abril, mostra três agentes do 4º Batalhão realizando uma abordagem em frente à casa de um homem.

As imagens mostram um dos PMs aplicando o golpe "mata leão" no homem, enquanto os familiares reagem tentando impedir. Ele é colocado no chão e algemado, depois levado para a parte de trás da viatura. Segundo a Comissão dos Direitos Humanos da OAB/AL, os advogados do homem denunciante temem por sua segurança, pois ele relatou perseguições desde que tornou pública a abordagem.

Investigação em andamento

A PM informou que, embora não tenha recebido denúncia formal, uma investigação preliminar foi instaurada com base nas informações da imprensa e nos vídeos que circularam na internet. Os conteúdos estão sendo analisados pela Corregedoria.

Testemunha baleada

O homem que gravou o vídeo denunciando a abordagem dos policiais foi baleado na madrugada de terça-feira (23) e está internado no Hospital Geral do Estado (HGE). A autoria do crime ainda é desconhecida e será investigada pela Polícia Civil de Alagoas.

A Comissão dos Direitos Humanos da OAB/AL acompanha o caso com atenção e cobra celeridade nas investigações. Os advogados do homem denunciante estão preocupados com sua integridade física e temem por represálias.