Idoso que sofreu queimaduras em cirurgia no HGE morre após infecção

11 de abril de 2024 às 15:09
Polícia

HGE (Assessoria)

Redação

O paciente C.H.S., de 71 anos, que sofreu queimaduras de 2º e 3º graus durante um procedimento cirúrgico no Hospital Geral do Estado (HGE) no dia 27 de março, faleceu na última quarta-feira (10) após um quadro de infecção generalizada.

O idoso estava com câncer e havia sido admitido no HGE proveniente do município de Flexeiras, com uma infecção parasitária por larvas no ferimento ocasionado pela doença. Durante a cirurgia para a retirada das larvas, houve um acidente com a combustão resultante do uso do éter, seguido da utilização do bisturi elétrico, o que causou as queimaduras.

Após o acidente, o paciente foi submetido a uma cirurgia de limpeza da área com o ferimento e ficou internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), recebendo tratamento com antibióticos. Apesar dos esforços da equipe médica, ele não resistiu a um quadro de infecção generalizada e faleceu.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) instaurou uma sindicância para apurar as circunstâncias do acidente. A equipe médica envolvida no caso foi afastada e uma perícia no local foi realizada pela Polícia Científica. A Polícia Civil também instaurou um inquérito para investigar o caso.

"Lamentamos o ocorrido no HGE e prestamos nossas condolências aos familiares do paciente", disse o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda. "Todas as medidas administrativas para elucidar o caso já vêm sendo adotadas desde o dia do ocorrido. Ressaltamos que, caso se comprove que houve erro e negligência, as medidas cabíveis serão adotadas", completou.