Dom Antônio Muniz renuncia ao cargo de arcebispo de Maceió e Dom Beto assume a Arquidiocese

03 de abril de 2024 às 08:57
Religião

Dom Beto e Dom Antônio

Por Redação

O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira (3) a renúncia de Dom Antônio Muniz Fernandes ao cargo de arcebispo de Maceió. Dom Antônio, de 71 anos, deixa o comando da Arquidiocese por motivos de saúde e se torna arcebispo emérito.

Em seu lugar, assume Dom Carlos Alberto Breis Pereira, até então arcebispo coadjutor de Maceió. Dom Carlos, que prefere ser chamado de Dom Beto, foi acolhido com entusiasmo pelos fiéis no início deste ano.

Dom Beto: perfil e trajetória

Nascido em Santa Catarina em 1965, Dom Beto ingressou na Ordem dos Frades Menores aos 17 anos. Tornou-se frade franciscano em 1987, estudou Filosofia e Teologia em Olinda e Recife (PE) e foi ordenado sacerdote em 1994, em Fortaleza (CE).

Em 2016, foi nomeado bispo coadjutor de Juazeiro (BA) e, no ano passado, eleito presidente do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Antônio: legado e realizações

Frade da Ordem do Carmo, Dom Antônio nasceu em Princesa Isabel, na Paraíba, em 1952. Foi ordenado presbítero em 1980 e bispo de Guarabira (PB) em 1998. Em 2006, assumiu a Arquidiocese de Maceió.

Durante sua gestão, Dom Antônio se destacou pela defesa da justiça social, pela criação da Fazenda da Esperança Santa Teresinha para recuperação de dependentes químicos e pela realização das Missões Populares em todas as paróquias da Arquidiocese.

Agradecimento e perspectivas

A CNBB agradeceu a Dom Antônio por sua dedicação à Igreja e desejou sucesso a Dom Beto em sua nova missão.

A Arquidiocese de Maceió, composta pelo território da capital e outros 37 municípios de Alagoas, passa por um momento de transição, com a expectativa de que Dom Beto continue o trabalho de evangelização e promoção da justiça social.