1 em cada 6 crianças foi vítima de cyberbullying no mundo em 2022

29 de março de 2024 às 08:27
Dados da OMS

Foto: Shutterstock

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela um dado preocupante. Uma em cada seis crianças de 11 a 15 anos afirma que sofreu cyberbullying em 2022. O relatório aponta para a urgência da adoção de medidas contra o assédio e a violência infantil.

O trabalho da OMS se baseia em questionários aplicados a 279 mil crianças e adolescentes de 44 países em regiões da Europa, Ásia Central e Canadá. Segundo o levantamento, 15% dos meninos e 16% das meninas de 11 a 15 anos sofreram cyberbullying pelo menos uma vez nos últimos meses.

A edição anterior do estudo “Comportamento de saúde em crianças em idade escolar”, com dados de 2018, indicou que 13% das crianças dessa faixa etária haviam sido vítimas de bullying na internet. Ainda de acordo com a pesquisa, um em cada oito adolescentes admitiu ter sido vítima de cyberbullying por um ou mais colegas. Isso representa um aumento de três pontos percentuais desde 2018.

O assédio físico permaneceu estável, com 11% dos menores dizendo que já sofreram bullying na escola, contra 10% na edição anterior. No que diz respeito a brigas, 10% dos adolescentes que se envolveram em alguma disputa, resultado parecido com o do último levantamento.

Fonte: Site Olhar Digital (www.olhardigital.com.br)