Consumidor: Concessionárias de água e energia lideram lista de reclamações em AL

12 de março de 2024 às 16:55
ALAGOAS

Procon Maceió (Assessoria)

Redação com Assessoria

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) apresenta, em comemoração ao Dia Mundial do Direito do Consumidor, a análise sobre as demandas de consumo levadas aos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), consumidor.gov.br e aos órgãos integrados (Procons Estaduais, Municipais e Defensorias Públicas) durante o ano de 2023.

Os dados de Alagoas apontam que no ano passado foram 25.328 reclamações. As concenssionárias de Energia (Equatorial) e de Água (BRK) estão no topo da lista com 2.264 na primeira e 1.691, na segunda. A terceira colocação ficou com a empresa Claro, totalizando 724 reclamações.

Já em relação as renegociações estão o cartão de crédito com 4.089 demandas, depois enérgia elétrica com 2.307  e esgoto com 2.132.

Constam nos boletins, entre outras informações, dados acerca do número de atendimentos realizados pelos Procons integrados ao sistema; perfil dos consumidores; assuntos e setores mais demandados; índices de solução por setores; empresas mais demandadas; e índices de solução pelas empresas. Em 2023, mais de 400 mil notificações foram enviadas pelos Procons, por meio das quais se obteve, em média, 78% de resolução por parte dos fornecedores.