Incêndio destrói edifício e deixa ao menos 73 mortos em Johanesburgo

31 de agosto de 2023 às 12:49
Tragédia

Foto: Reprodução/ Michele Spatari/AFP/Getty Images

Nesta quinta-feira (31), um incêndio que destruiu um edifício de cinco andares deixou ao menos 73 pessoas mortas no centro de Johanesburgo. Além disso, 52 pessoas ficaram feridas, algumas delas após inalar grande volume de fumaça, e foram hospitalizadas. As informações foram divulgadas pelos serviços de emergência da cidade sul-africana.

Ao menos sete crianças estão entre os mortos. A vítima mais jovem tinha menos de dois anos, afirmou o porta-voz. Algumas vítimas ficaram irreconhecíveis devido às queimaduras, no que pode ser um dos incêndios com mais mortes no mundo nos últimos anos. O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, lamentou uma "imensa tragédia para as famílias, cujos parentes morreram em condições terríveis".

O prédio afetado pelas chamas fica em uma área abandonada que já abrigou o distrito comercial da capital econômica da África do Sul. O local havia sido ocupado como residência informal. No edifício haviam sido instaladas mais de "80 abrigos", calculam as autoridades.

Os bombeiros conseguiram controlar as chamas e as operações de busca e recuperação prosseguiam durante a tarde. As causas da tragédia, que começou durante a noite, ainda não foram determinadas.

 

Fonte: Uol/Agence France-Presse