Estudo desmente mito que ingerir álcool faz com que achemos os outros mais atraentes

30 de agosto de 2023 às 12:35
PESQUISA

Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução Getty Images

De acordo com um artigo publicado nesta quarta-feira (30), na revista científica Journal of Studies on Alcohol and Drugs, pesquisadores americanos fizeram um estudo que contradiz o mito: beber álcool pode fazer você ver uma pessoa de forma mais atraente. Os chamados "óculos de cerveja", não funcionam exatamente dessa forma.

O estudo foi conduzido com a participação de 18 pares de amigos do sexo masculino na casa dos 20 anos. Todos foram convidados a avaliar a atratividade de pessoas mostradas em fotos e vídeos. Eles foram informados de que poderiam ter a oportunidade de interagir com uma dessas pessoas em um experimento futuro.

Os homens foram divididos em dois grupos: em uma ocasião, os participantes de ambos os grupos receberam álcool para beber (até cerca de 0,08% de concentração de álcool no sangue, que é o limite legal para dirigir nos EUA); em outro momento, receberam uma bebida não alcoólica. Depois de fornecerem as classificações de atratividade, eles foram solicitados a escolher com quais pessoas eles mais gostariam de interagir.

Os resultados mostraram que o álcool não afetou a percepção da atratividade, mas aumentou a probabilidade de os homens quererem interagir com pessoas que já achavam atraentes quando estavam sóbrios.

Isso levou os pesquisadores a sugerir que o álcool não altera a percepção, mas aumenta a confiança nas interações sociais. O que os cientistas encontraram foi mais definido como "coragem líquida", devido ao papel desinibidor de bebidas alcoólicas na maioria das pessoas, acrescenta a investigadora principal do estudo, Molly Bowdring.

 

Fonte: R7.com/Journal of Studies on Alcohol and Drugs