Brasil sofre um pouco, mas vence a Costa do Marfim e avança na Copa do Mundo de Basquete

30 de agosto de 2023 às 08:55
Classificados

Foto:Reprodução CBB/Twitter

Ao Brasil, só restava vencer para seguir adiante na Copa do Mundo masculina de basquete. Em Jacarta, nesta quarta-feira, a seleção sofreu, especialmente no primeiro quarto, mas venceu a Costa do Marfim por 89 a 77. O resultado classificou a equipe de Gustavo De Conti para a segunda fase do Mundial e manteve o sonho da vaga olímpica para Paris 2024. Os brasileiros voltam à quadra na sexta-feira, às 10h30, contra o Canadá. Na primeira fase, foram duas vitórias (Irã e Costa do Marfim) e uma derrota (Espanha).

Próximos passos

Os resultados da primeira fase serão carregados para a segunda, quando os times do Grupo G, o do Brasil, cruzam com os do Grupo H - Canadá e Letônia já estavam classificados na outra chave e se juntam a Espanha e ao Brasil. Dessas quatro equipes, duas vão seguir adiante no Mundial, avançando para as quartas de final.

O grupo de Gustavo De Conti também busca a classificação olímpica na Copa do Mundo. Para as Américas, serão distribuídas apenas duas vagas e estas ficarão com as duas equipes de melhor campanha na Copa. O Brasil está na briga com Estados Unidos, Canadá, Porto Rico e República Dominicana - Venezuela e México já estão eliminados na primeira fase da Copa do Mundo.

A seleção decidiu classificação diante de uma equipe que tinha um retrospecto de apenas duas vitórias em 22 jogos em Copas do Mundo de basquete. Mas a Costa do Marfim encaixou três bolas de três pontos com somente 1m40s de jogo, abrindo 9 a 5. O Brasil - que havia liderado no primeiro quarto com 5 a 4, depois de uma bola de três de Tim Soares - passou à frente novamente quando faltavam 4m16s para o fim da etapa: 16 a 15, num lance livre de Georginho. No restante dos primeiros 10 minutos, total vantagem dos marfinenses, que venceram o período por 25 a 23.

Os africanos alcançaram 30 a 25 no segundo quarto, mas o Brasil foi empatar em 30 pontos, com Yago. A seleção só recuperou o placar na metade final do período, de novo graças a Yago, com uma cesta e uma bola de três: 39 a 35. O brasileiro tinha, então, 16 pontos e três assistências. A seleção - com a quinta bola de três de Yago - chegou a 47 a 39. No fim, vitória brasileira no segundo período por 50 a 46.

Yago sente dores no joelho no 3º quarto

À frente, a seleção manteve o domínio no terceiro quarto. Com lances livres de Felício, os brasileiros chegaram a 65 a 50, até então a maior diferença no jogo. Nos últimos 3m40s, o Brasil tinha 13 a 2. Yago - o melhor jogador brasileiro nesta quarta - sentiu dores no joelho direito, mancou em quadra quando a posse de bola era dos marfinenses, foi atendido e seguiu para o banco de reservas. Sem ele em quadra, a equipe africana descontou - a 2min05s, a liderança brasileira era de sete pontos (65 a 58). Baixou para cinco pontos (70 a 65) ao fim do período.

Yago voltou à quadra no último quarto. E mostrou por que fazia a diferença. A 5m40s, deu linda assistência para Caboclo cravar e marcar 74 a 65. Mas os marfinenses reagiram, aproveitando duas eliminações de brasileiros por cinco faltas e uma falta técnica, e encostaram: 74 a 71. Caboclo, de três, deu um respiro ao Brasil (77 a 71). Restava pouco menos de quatro minutos para o fim. A pressão seguiu sobre a seleção. Mas o Brasil tinha Yago, que fez 24 pontos. A 1m50s, em sua sexta bola de três em seis arremessos, ele fez 85 a 74. Era o suficiente. Com 89 a 77, o Brasil está na próxima fase da Copa do Mundo.

Fonte: Portal GE (www.ge.globo.com)