Furacão Idália sobe para categoria 4 e avança para o estado americano da Flórida
O furacão Idalia ganhou força na madrugada de quarta-feira e atingiu a categoria 4 enquanto avança na direção do estado americano da Flórida, anunciou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.
"Idalia é um furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson. Idalia pode continuar ganhando força antes de atingir a costa de Big Bend, na Flórida, em algumas horas", afirmou a agência meteorológica em um boletim divulgado às 5h (6h de Brasília).
O furacão avançou em direção à costa oeste da Flórida na terça-feira (29), provocando a retirada em massa de pessoas que estavam em áreas de risco e com alertas de inundações.
As autoridades locais já esperavam que o Idalia fosse ganhar força e atingir níveis "extremamente perigosos" antes de tocar o solo. Os furacões considerados de grande intensidade são os de categoria 3 ou superior na escala Saffir-Simpson, de cinco níveis, e segundo o NHC, podem provocar danos "devastadores" e "catastróficos". "Pouquíssimas pessoas podem sobreviver estando no caminho de uma grande maré de tempestade, e essa tempestade será mortal se não nos afastarmos do perigo e a levarmos a sério", disse a chefe da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema), Deanne Criswell.
O governadoar da Flórida, Ron DeSantis, pediu para que quem estivem em áreas de risco deixarem suas casas e buscarem uma brigo seguro "agora".
O presidente americano, Joe Biden, conversou com DeSantis na segunda-feira (28) e aprovou uma declaração de emergência para a Flórida, o que garante ajuda federal para enfrentar a passagem do furacão.
Quase 150 pessoas morreram no ano passado quando o furacão Ian atingiu a costa oeste da Flórida como uma devastadora tempestade de categoria 4.
Fonte: Portal R7 (www.r7.com)